Em anúncio realizado pelo ministro dos Transportes na quarta-feira (18), Renan Filho, afirmou que pretende entregar até abril obras em 861 quilômetros de rodovias federais, seja para construção, revitalização ou implemento de sinalizações. Entre as obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo Lula para o Rio Grande do Sul está prevista a conclusão de um quilômetro da Travessia Urbana de Santa Maria.
O governo projeta a duplicação de um quilômetro da Travessia Urbana de Santa Maria, incluindo a finalização de uma passagem inferior, nas BRs 158 e 287. A totalidade da obra, no entanto, ainda não será concluída até abril.
As obras no trecho foram retomadas ainda em novembro de 2022 no entroncamento da BR-287 com a Rua Capitão Vasco da Cunha. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no lote 2, as obras serão concentradas na conclusão da rampa da passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, para permitir que seja possível que o trânsito na BR-287 passe por cima do túnel.
Expectativa e muitos atrasos
No contrato do Dnit com os dois consórcios responsáveis pela duplicação da Travessia Urbana, consta o prazo de conclusão: junho de 2023. Porém, já é a quinta vez que a data não é cumprida. Inicialmente prevista para ser concluída em três anos, em dezembro de 2017, a obra acumula prorrogações. Completou recentemente 8 anos, com 97% dos trabalhos prontos, andando só 2,5% nos últimos 12 meses. Mas ainda não há certeza de quando será, definitivamente, finalizada.
Iniciada em 16 de dezembro de 2014, ainda no governo Dilma Rousseff (PT), a duplicação dos 14,5 km sofreu, ano após ano, com repasse de verbas abaixo do esperado. Até 2017, quando os R$ 309 milhões deveriam ter sido liberados, só chegaram cerca de 60% dos recursos, o que provocou atraso. A lentidão durante os governos Dilma e Temer (MDB) prosseguiu também no governo Bolsonaro (PL).
Os dois consórcios entraram, no final de 2022, com pedido de indenização por atraso de obra, alegando que tiveram custos a mais para manter os canteiros de obras por 5 anos a mais do que o previsto em contrato. O Dnit ainda não concluiu a análise do pedido. Nos últimos anos, as dificuldades financeiras de algumas das empresas dos consórcios, como Sogel e Sultepa, também atrapalharam o andamento das obras, reduzindo o número de funcionários e máquinas e dificultando até a compra de materiais. Como estão em recuperação judicial e com dificuldade de crédito, elas não conseguem comprar insumos a prazo, só à vista, segundo fontes no Dnit.
A atual situação das obras de duplicação
Lote 1 (do Castelinho à reta da Urlândia)
Valor já investido – R$ 137,8 milhões
Valor que falta para concluir – R$ 6 milhões
O que já foi concluído
Viaduto do Castelinho
Passarela da Vila Floresta
Viaduto do Cerrito
Segundo viaduto da Faixa Nova (rodoviária)
Viaduto da Duque de Caxias
Primeiro viaduto da Uglione
Duplicação das pistas
Iluminação (precisa ser religada)
Calçadas e acabamentos
O que falta concluir
Segundo viaduto da Uglione (sentido Urlândia-Duque). Está 90% pronto
Segundo viaduto da Rotatória da Uglione
Trincheira da Uglione (pista escavada, no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa)
Lote 2 (da Urlândia ao Arroio Taquara)
Valor já investido – R$ 162,2 milhões
O que falta para concluir – R$ 3 milhões
O que já foi feito
Duas pontes do Arroio Taquara
Duas pontes do Arroio Ferreira
Viaduto da Tancredo Neves e Parque Industrial
Viaduto da Santa Marta
Viaduto da Walter Jobim e Faixa de Rosário
Duas pontes do Arroio Cadena
Passagem inferior do Patronato (novo shopping)
Duplicação das pistas
Passarela em frente à fábrica da Coca-Cola
O que falta concluir
Passagem inferior da Vasco da Cunha – 85% pronta
Passarela do Bairro São João
Passagem inferior da Urlândia – 40% pronta
Duplicações e iluminação
Duplicação da Travessia Urbana deve ser concluída em 2023, com atraso de 6 anos