Travessia Urbana de Santa Maria está entre as obras prioritárias para os 100 dias do governo Lula

Redação do Diário

Travessia Urbana de Santa Maria está entre as obras prioritárias para os 100 dias do governo Lula
Obras da passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, da duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria. Foto: Deni Zolin (Diário)

Em anúncio realizado pelo ministro dos Transportes na quarta-feira (18), Renan Filho, afirmou que pretende entregar até abril obras em 861 quilômetros de rodovias federais, seja para construção, revitalização ou implemento de sinalizações. Entre as obras federais prioritárias nos primeiros cem dias de governo Lula  para o Rio Grande do Sul está prevista a conclusão de um quilômetro da Travessia Urbana de Santa Maria.

O governo projeta a duplicação de um quilômetro da Travessia Urbana de Santa Maria, incluindo a finalização de uma passagem inferior, nas BRs 158 e 287. A totalidade da obra, no entanto, ainda não será concluída até abril.

As obras no trecho foram retomadas ainda em novembro de 2022 no entroncamento da BR-287 com a Rua Capitão Vasco da Cunha. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no lote 2, as obras serão concentradas na conclusão da rampa da passagem inferior da Rua Capitão Vasco da Cunha, para permitir que seja possível que o trânsito na BR-287 passe por cima do túnel.

Expectativa e muitos atrasos

No contrato do Dnit com os dois consórcios responsáveis pela duplicação da Travessia Urbana, consta o prazo de conclusão: junho de 2023. Porém, já é a quinta vez que a data não é cumprida. Inicialmente prevista para ser concluída em três anos, em dezembro de 2017, a obra acumula prorrogações. Completou recentemente 8 anos, com 97% dos trabalhos prontos, andando só 2,5% nos últimos 12 meses. Mas ainda não há certeza de quando será, definitivamente, finalizada.

Iniciada em 16 de dezembro de 2014, ainda no governo Dilma Rousseff (PT), a duplicação dos 14,5 km sofreu, ano após ano, com repasse de verbas abaixo do esperado. Até 2017, quando os R$ 309 milhões deveriam ter sido liberados, só chegaram cerca de 60% dos recursos, o que provocou atraso. A lentidão durante os governos Dilma e Temer (MDB) prosseguiu também no governo Bolsonaro (PL).

Os dois consórcios entraram, no final de 2022, com pedido de indenização por atraso de obra, alegando que tiveram custos a mais para manter os canteiros de obras por 5 anos a mais do que o previsto em contrato. O Dnit ainda não concluiu a análise do pedido. Nos últimos anos, as dificuldades financeiras de algumas das empresas dos consórcios, como Sogel e Sultepa, também atrapalharam o andamento das obras, reduzindo o número de funcionários e máquinas e dificultando até a compra de materiais. Como estão em recuperação judicial e com dificuldade de crédito, elas não conseguem comprar insumos a prazo, só à vista, segundo fontes no Dnit.

A atual situação das obras de duplicação

Lote 1 (do Castelinho à reta da Urlândia)

Valor já investido – R$ 137,8 milhões

Valor que falta para concluir – R$ 6 milhões

O que já foi concluído

Viaduto do Castelinho

Passarela da Vila Floresta

Viaduto do Cerrito

Segundo viaduto da Faixa Nova (rodoviária)

Viaduto da Duque de Caxias

Primeiro viaduto da Uglione

Duplicação das pistas

Iluminação (precisa ser religada)

Calçadas e acabamentos

O que falta concluir

Segundo viaduto da Uglione (sentido Urlândia-Duque). Está 90% pronto

Segundo viaduto da Rotatória da Uglione

Trincheira da Uglione (pista escavada, no sentido Itaara-São Sepé e vice-versa)

Lote 2 (da Urlândia ao Arroio Taquara)

Valor já investido – R$ 162,2 milhões

O que falta para concluir – R$ 3 milhões

O que já foi feito

Duas pontes do Arroio Taquara

Duas pontes do Arroio Ferreira

Viaduto da Tancredo Neves e Parque Industrial

Viaduto da Santa Marta

Viaduto da Walter Jobim e Faixa de Rosário

Duas pontes do Arroio Cadena

Passagem inferior do Patronato (novo shopping)

Duplicação das pistas

Passarela em frente à fábrica da Coca-Cola

O que falta concluir

Passagem inferior da Vasco da Cunha – 85% pronta

Passarela do Bairro São João

Passagem inferior da Urlândia – 40% pronta

Duplicações e iluminação

Duplicação da Travessia Urbana deve ser concluída em 2023, com atraso de 6 anos

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